Publicações

Crónica: O Segredo Para Uma Relação Feliz

Por muito tempo, acreditou-se que a felicidade a dois residia no encontro da pessoa certa, a metade da nossa laranja, e desta forma aconteceria um encaixe perfeito que garantisse uma harmonia para sempre. Vamos percebendo, na experiência do dia a dia de uma relação, que não é exatamente assim. Mas afinal, o que faz uma relação feliz? (Revista Saber Viver _ Setembro 2025)

Crónica: A Infidelidade Não Começa na Cama, Mas na Mente

O que leva um elemento do casal a trair? Porque é que casais felizes também traem? A compreensão da infidelidade não é uma forma de justificar, mas de melhor compreender, para melhor prevenir. (Revista Saber Viver _ Agosto 2025)

Crónica: Eu não quero mais sexo, eu quero melhor sexo

São muitas as circunstâncias que vão desligando os casais sexualmente. O dia a dia corrido, a seriedade perante os desafios da vida e a ausência do investimento na sua vida erótica, parece trazer os casais para a vivência de uma sexualidade sem sabor e desinteressante. Em consulta de terapia de casal, os casais vão se queixando que não se trata de fazer mais sexo, mas sim da qualidade deste. (Revista Saber Viver _ Março 2025)

Crónica: Porque nos apaixonamos pela pessoa errada?

Dos dias iniciais de uma paixão intensa ao amor destrutivo, parece que só conseguimos perceber o quão errada é uma pessoa quando estamos no lugar de sofrimento. Mas, afinal, o que nos leva a apaixonar por quem nos apaixonamos? E porque é que, tantas vezes, parece que nos apaixonamos pela pessoa errada? (Revista Saber Viver _ Janeiro 2025)

Crónica: Tão perto, mas tão longe: o luto ambíguo e a desconexão na relação de casal

Quando estamos aqui, tão perto, lado a lado, mas apesar da presença física, encontramo-nos profundamente desconectados emocionalmente, tão longe um do outro… quando assim é, falamos de perda/luto ambíguo na relação de casal. (Revista Saber Viver _ Dezembro 2024)

Crónica: Amo-te, mas não quero sexo!

O sexo é um lugar importante de uma relação. Permite a construção de uma intimidade emocional e sexual, como forma de expressar amor. Mas será o sexo assim tão importante ao ponto de todos os casais necessitarem de o viver? É normal não querer sexo numa relação? E o que querem as pessoas, quando querem viver a sua sexualidade? E o que não querem, quando se confrontam com esse lugar? (Revista Saber Viver _ Outubro 2024)

Crónica: Como (re)construir a confiança do casal

Será que posso confiar que a minha pessoa parceira nunca mais me voltará a trair? Será que posso confiar que a minha pessoa parceira estará sempre para mim em momentos de aflição? Será que posso confiar que não voltará a escorregar em comportamentos aditivos e mentiras que nos arrastam e dilaceram? Como posso voltar a confiar, a permitir-me de novo tocar, render, depois de me ter magoado tanto? Como pode um casal reconstruir aquele que é um dos pilares mais essenciais para o bem-estar e saúde da sua relação? (Revista Saber Viver _ Setembro 2024)

Crónica: Discrepância do desejo sexual: será o fim da relação?

O que acontece quando, numa relação, uma das pessoas continua com a chama da paixão e do desejo bem acesa, mas a outra não? (Revista Saber Viver _ Setembro 2024)

Crónica: A Sombra da Infidelidade

Condenamos a traição, a transgressão, a mentira, a desonestidade, a duplicidade, o esquecimento dos valores que para nós tanto representam e significam, mas o que é certo é que quando perguntamos “O que faria se fosse você o adúltero?”, a resposta centra-se, por norma, precisamente na continuidade daquilo que condenamos. (Revista Saber Viver _ Agosto 2024)